terça-feira, 14 de julho de 2009

Venilale

Este fim de semana foi a minha vez de ir a Venilale visitar a Martinha e conhecer a realidade em que ela vive!

A viagem foi feita de mikrolete!

Apesar de desconfortável ... como podem ver, dá para dormir! ... até eu já adormeci numa mikrolete!! Eheh...

Venilale fica nas montanhas, a cerca de 25 kms de Baucau, e faz frio ... bastante!!




... deu para vestir umas calças de ganga!! ... Já não vestia calças de ganga desde que saí de Portugal, por isso já lá ia o tempo!! .. que saudades!



A escola da SWATCH é em Venilale! Embora não seja muito antiga, está muito mal conservada! Mas é bonita e muito colorida!


No sábado, logo de manhãzinha, fomos ao mercado! Um mercado muito pobre, muito frequentado e cheio de banquinhas no chão que vendem montinhos de tomates, piri-piri, cenouras, cebolas, etc, etc ...



As meninas do orfanato de Venilale são muito queridas! ... muito meiguinhas!



A Ana Paula encontrou-me na rua ... agarrou-se a mim e nunca mais me largou! No dia a seguir perguntou à Marta: “A mana Ana vem visitar-me?!” ... Não se esqueceu de mim! Tão querida!

As meninas que estão com a Marta já são mais velhas, por isso são mais comunicativas! Manter uma conversa com elas é bem mais fácil!

... e fartei-me de receber elogios!! :) ... Estas miúdas vêm sempre alguma coisa de positivo em todas as pessoas!

“Mana Ana...

     - muito bonita!

     - tem covinhas na cara! (...quem diria)

     - tem um queixo muito bonito!

     - tem  cabelo loiro (será mesmo!?) e aos caracóis!!

Adoro o nariz da Mana Ana! ... muito fininho!

Adoro o lenço da Mana Ana!

Gosto muito da Mana Ana porque é baixinha!!” (lol)

E depois diziam ... Mana Ana, Mana Sara e Mana Marta ... são as 3 muitoooooo bonitaaaaaas!!E muitoooo amigas! Por isso eu não esquecer a Mana Ana, Mana Sara e Mana Marta quando vão para Portugal.... (tudo isto num Português muito arranhado!)

Quando lhes disse que a minha mãe as vinha visitar ... xiii ... a alegria delas!! Ficaram doidas!!




À tarde vi e aprendi como se prepara o milho! Parece muito fácil!! ... mas não é!! ... tentei e não consegui! :s



Foi um fim de semana bem giro! :)

3 comentários:

  1. Olá,
    O meu nome é Madalena Barreto e estou inserida num projecto de missão em Venilale, em Agosto de 2010. Vamos com uma comunidade católica, a Fraternidade Verbum Dei e somos um grupo de 16 jovens portugueses e mais alguns de Singapura. O grupo é constituido por estudantes e formados em medicina, arquitectura, engenharia e alguns nas áreas de ciências sociais.
    Estamos agora a começar a preparar o projecto, no qual a minha função será muito provavelmente dar aulas. Assim sendo, gostaria de conseguir comunicar com alguns professores em Timor sobre quais as necessidades,quais as melhores dinâmicas, as estruturas que têm... Será que me pode ajudar? obrigada e boa noite
    madalenabarreto@hotmail.com

    ResponderEliminar
  2. ola.............
    como esta?
    Sou de venilale.

    muito obrigado por ter este informação
    estive na escola aprofesional de santa maria mazarello não é?

    podiamos conhecer uns a os outros ?

    o meu Nome :Guido Sarmento
    Estudadnte de Universidade de UNTL
    No.telemóvel:+670 7569 549
    e-mail:guidosarmento425@gmail.com
    o meu ID no Facebook é:Guido Sarmento

    Muito prazer de saber e queria e gostaria de saber e conhece voce!!
    GOd Bless you
    Guido

    ResponderEliminar