terça-feira, 14 de julho de 2009

Como é então o meu dia-a-dia por cá?!

Os dias começam bem cedo! 6.30h, 7h é a hora a que geralmente me levanto! De vez em quando, com uma caminhada matinal à beira mar! Hum ... sabe tão bem! Começar o dia a ver o amanhecer!

Mas o meu quarto é mesmo ao lado da igreja cá de casa ... por isso acordo todos os dias, sem excepção, às 5.30h com os cânticos matinais das irmãs! ... lol ... depois volto a dormitar das 5.30h (quando a missa termina) até às 6.30h / 7h.

E também terminam relativamente cedo! Muitas vezes sem luz, não há nada que fazer, por isso venho para o quarto, iluminado com a luz das velas! Estas noites acabam por ser mais complicadas, porque sem ventoinha o calor é bem mais dificil de suportar! A pouca aragem que corre e a rede mosquiteira pioram um pouco! Leio,  escrevo umas mensagens e acabo por adormecer!

2ª feira

É a minha manhã livre! Normalmente é o dia em que vou a Baucau à internet para vos mandar novidades dos dias anteriores! Sabe sempre tão bem dar e receber notícias dos amigos, família, etc ... Isto, se não houver nenhum contratempo como, não haver luz, não haver rede ou outro género de problema qualquer, porque ... assim é Timor!! ... uma incógnita ... uma mini aventura todos os dias!

Almoço sempre no “sítio do costume”! Um cafézinho que tem uns sumos óptimos e um peixinho grelhado de deixar àgua na boca! 

Depois volto a Laga! Quase sempre de mikrolete, mas de vez em quando lá há uma alma caridosa que me dá boleia! ... quando assim é ... que luxo!! Muito mais confortável!! Eheh

E a meio da tarde acompanho o estudo das meninas do 7º ano. Tanto posso ensinar português, como inglês, geografia, matemática ou biologia!! Depende do “TPC” que houver para fazer!

3ª feira

De manhã dou aulas de português elementar a cinco irmãs!

É uma comédia ... tratam-me todas por “professoraaa Anaaaa” – gostam muito de prolongar as palavras

E à tarde acompanho o estudo das meninas do 8º ano.

4ª feira

De manhã cedo, 7.30h, vou para Quelicai, para o orfanato só de rapazes, com o Padre Rui e a Irmã Josefa!

De manhã dou aulas na escolinha do orfanato (aulas mistas).

Era suposto ajudar/ensinar apenas em português, mas acabo por ensinar um bocadinho de tudo ... não só português, como também matemática e, imaginem, inglês!! Ehehe ... quem diria?!?


À tarde ajudo-os a estudar!

Como não tenho muito tempo, há que o fazer render ... 30 min para o 4º ano; 1h para o 5º e 6º anos; 1h para o 7º e 8º anos e por fim 30 min para o 9º ano!

5ª feira

De manhã volto a ajudar na escolinha! Volta a ser um dia bem preenchido, mas ensino apenas Português! Começa às 8h da manhã e termina às 13h, apenas com 3 intervalos de 10 min para a merenda!

À tarde volto a ajudar os meninos a estudar!

E depois começam as aulinhas dos computadores, muito elementar, a professores de português e enfermeiros.

Ao fim do dia regresso a Laga! Cheia de vontade de ver as minhas meninas!

6ª feira

Dou a segunda aula da semana de português elementar às irmãs e à tarde acompanho o estudo das meninas do 9º ano!

... e a semana chega ao fim num instante!! ... sem sequer dar por isso!!

Os fins de semana são geralmente a passear!

Tenho aproveitado para conhecer Timor que é tão bonito!!

Normalmente saio de Laga à 6ª feira, regresso no sábado e, o domingo passo na brincadeira com as miúdas! Geralmente é o dia em que há tempo para fazer uma ou outra actividade com elas!

1 comentário:

  1. Olá Sara
    Sou a tia da Marta, é com muita triste que vejo os nossos alunos que têm tudo e não valorizam nada e esses ficam felizes com tão pouco.
    É tão gratificante ver a vossa acção, os mimos que espalham, ver esses olhitos lindos que vos bebem com o olhar. vai ser dificil cortar o cordão umbilical.
    Continuem porque o vosso trabalho é lindo.
    Um beijo Pr'as portugas...
    Beijo Martita

    ResponderEliminar