segunda-feira, 6 de julho de 2009

Quelicai

Esta semana foi muito activa e cheia de trabalho!! Começaram as aulinhas de computadores em Quelicai! E o acompanhamento do estudo dos meninos do orfanato!

Quelicai é bem diferente de Laga! ... fica nas montanhas e de manhã e à noite faz bastante frio! Pela primeira vez, desde que cheguei a Timor, senti necessidade de vestir umas calças de ganga e um casaco!!

Fartei-me de passear pela aldeia, de conversar com as pessoas locais... e durante os passeios senti ser uma verdadeira “malay”!

A paisagem é linda...





... as crianças muito envergonhadas e as pessoas muito simpáticas!








Aqui os bébés não têm os mesmos cuidados!

As senhoras, a partir de uma certa idade, começam a mascar uma espécie de tabaco que lhes mete os dentes assim ... bonitos!!?!

Depois de tirar a fotografia a estes miúdos, envergonhados ... desataram a correr e a gritar “malay, malay, malay!!!”

... mais um olhar tímido e envergonhado!


E o pôr-do-sol, desta vez nas montanhas, continua a ser lindo!!

Em Quelicai o orfanato é só de meninos, com idades entre os 8 e os 16 anos!

Falam bastante português, pois quem esteve durante muitos anos à frente deste orfanato foi um padre português que sempre fez por falar em português com as crianças, por isso a comunicação é bem mais fácil!!

São todos muito respeitadores e tratam-me por “Sra Ana” ... Lol!!  ... já lhes disse para me tratarem por Ana ou Mana Ana (como me tratam todas as meninas de Laga), mas para já ainda não conseguem e sai-lhes sempre “Sra. Ana”!! :s

Estava à conversa com eles, a perguntar o nome, a idade, etc ... até que resolvi perguntar ao Marçal que idade eu tinha!! ... ele olhou para mim, com um ar muito sério, e disse: “60 anos Sra. Ana!!” ... ahahah!!!! ... fartei-me de rir!! ... nunca me tinham visto tão velha!!

Marçal


Os miúdos têm aulas de música e estão sempre a tocar viola!!

Conto-vos então a primeira aula de computadores!

Tenho 15 alunos! Pensei que eram crianças, mas quando entrei na sala de aula percebi que eram todos adultos! Quase todos são professores de português (há também um ou outro enfermeiro), mas mesmo assim a comunicação com eles também não é tarefa fácil!!! O que não se entende, porque supostamente são professores de português! :s

As aulas são de três horas e meia e confesso que tenho de me concentrar e respirar fundo muitas vezes para não me “passar” com tanta lentidão! ... parecem uns “burrinhos a olhar para um palácio”!!! lol ... Nunca trabalharam com um computador e não sabem sequer mexer no rato! Por isso podem imaginar!!

Mas são interessados e, ao fim de 8 horas que necessitaram para aprender a criar uma pasta e a mudar o background do desktop, lá começaram a conseguir “movimentar-se” um bocadinho melhor!

O regresso para Laga foi feito de mikrolete! Passámos por sítios em que eu pensei ser possível passar ... apenas, de jipe!! 

... o caminho cheio de pedras, muito estreito e com precipícios do lado esquerdo!


... a mikrolete desiquilibrada, cheia de gente (18 pessoas mais ou menos!), carregada de sacos de arroz, fruta, etc, no tejadilho e, inclusivamente, uma cabra que passou o caminho todo a chorar!! Coitadinha!

... Tive medo!!! Lol! ... Mas cheguei a Laga sã e salva!! :)


1 comentário:

  1. Essa experiência com a aula de informática é-me muito familiar! A parte do "concentrar e respirar fundo muitas vezes para não me “passar” com tanta lentidão" mas temos que nos colocar no lugar deles ;) bejinhos

    ResponderEliminar