terça-feira, 14 de julho de 2009

Timor ... depois de um mês!

Pois é ... o tempo voa!! E já lá vai um mês desde que deixei Portugal para descobrir Timor!!

Faço-vos então um resumo daquilo que tem sido o meu dia-a-dia e a minha experiência por estes lados do mundo!!

... de ínicio a adaptação foi, sem dúvida, complicada!! ... tudo era muito diferente!! ... desde a cultura, à alimentação, ao clima - muito quente e húmido, ao fuso horário - 8 horas mais tarde, à qualidade do colchão, ao tamanho do quarto, à grande quantidade de bichos - que há por todo o lado, ao facto de não haver água canalizada, à distância - estar longe dos amigos e da família, e tantas outras coisas mais!!

... mas, de facto, o ser humano é um ser de hábitos que rapidamente se adapta!!

... agora, passado um mês, tudo me é familiar!!

... o momento do banho, dado o calor, sabe-me tão bem como um banho de imersão na melhor banheira do mundo!

... a comida, quando a fome aperta, sabe ao melhor bifinho que se pode comer no Café de São Bento!

... os bichos que por aqui passeiam, quase que, não me fazem impressão! À excepção das aranhas!! Dessas a fobia não há-de passar nem aqui, nem em qualquer outro lado do mundo!! Eheh

... estou a ser um bocadinho exagerada ... mas com isto quero-vos dizer que ... estou adaptada, inserida e entregue a toda esta realidade!! ... estou feliz!


Mas o melhor de tudo e a razão que me trouxe até cá .... as 118 MENINAS do orfanato de Laga!!

Muito queridas, muito meigas e educadas, super preocupadas comigo - querem sentir que estou bem - muito doces e carinhosas!

Algumas com histórias muito tristes, mas que não as deixam parar de sorrir! Antes pelo contrário! Quase todas, sem excepção, têm um sorriso feliz, contagiante e cativante!

Ficam tão felizes com gestos meus! Tão simples como, uma brincadeira, uma festinha na cara, um beijinho, um olhar ou um sorriso! :)

São elas, e os seus gestos tão verdadeiros e espontâneos, que fazem com que cada dia seja melhor que o anterior!

Cada dia as sinto mais próximas e ainda mais queridas e brincalhonas!

Cada dia gosto mais delas!

 

Ontem fui deitar a Remigia que me disse baixinho, quase a sussurrar ao ouvido e com um grande sorriso de felicidade:

 “Mana Ana ... Adoro a Mana Ana!”.

... derreteu-me o coração ... tão querida!!!


E fez-me crer que a minha passagem por aqui está a ser tão positiva para mim, como para elas e que, já está a dar frutos! :)

De resto ... Timor é LINDO!

Não só a nível humano, como também é de uma beleza natural inexplicável!

Tem uma paisagem muito diversificada! Desde as planícies junto à praia, às plantações de arroz e às montanhas quando nos aproximamos do interior!

As pessoas, no geral, são muito simpáticas e sempre com um grande sorriso na cara! Uma história tão dura e violenta e a realidade tão dificil em que vivem actualmente, não são motivo para os deixar de fazer sorrir!

Está a ser uma experiência fantástica e tem tudo para ser “A experiência”... única e que idealizei!

Mas ... apesar de tantas coisas boas ... as saudades já apertam!!

Por isso aqui fica um grande beijinho e um abracinho bem apertado para todos





Mana Ana :)


1 comentário:

  1. Minha kida. Tou muito feliz por ti.
    Só apetece meter-me no avião e ir viver essa alegria contigo.
    Tenho a certeza que nem em 100 anos de vida te vais esquecer desses coraçõezinhos, nem eles de ti.
    Um monte de beijinhos e abracinhos apertados

    ResponderEliminar