terça-feira, 14 de julho de 2009

As aulas em Quelicai!

... uma aventura?!

... não fazia a mínima ideia para o que ia! Fui praticamente entregue “aos bichos”!!

Primeiro que tudo  tentei definir o meu horário, o que não foi tarefa fácil! A comunicação não fluía! ... cheguei a pensar ... falamos a mesma língua?!

Até que um horário começou a ser desenhado!

Depois cheguei à conclusão que não havia livros!

Eu também não tinha nada preparado!! Por isso, a solução foi mesmo improvisar!! Tive de arranjar forma de entreter 4 turmas de 36 gaiatos, durante 1h e meia cada uma! 

Pensei que as aulas seriam apenas de português, mas acabei por ensinar um bocadinho de tudo ... não só português, como também matemática, inglês e ...

... Até aulas de música me pediram para dar!! ... mas essas tive mesmo de dizer que não era possível! Estava disposta a ensinar tudo o que estava ao meu alcance ... mas música de facto não é, nunca foi, nem nunca será ... o meu forte!! Lol



As aulas de português foram fundamentalmente de diálogo! ... e, uma vez mais, não foi tarefa fácil! Grande parte do tempo foi um monólogo em que eu falei, falei, falei, e fiz dezenas de vezes as mesmas perguntas a cada um dos alunos, individualmente (para os obrigar a falar)!! As respostas eram muito envergonhadas! As raparigas, principalmente, são tão tímidas, falam muitooooo baixinho, com a mão em frente à boca, sempre a rir e com um olhar muito desconfiado! ... cheguei a pensar que iam começar a chorar! ... a vergonha é tanta que começam a encolher-se, a descer na cadeira ... e quase caiem no chão!!

Para os colocar um bocadinho mais à vontade, houve tempo para tirar umas quantas fotos!

Em que a professora Ana também virou aluna!!

Vão todos à escola de uniforme!

E no intervalo ... os meninos vão para um lado!

... e as meninas para outro!

À saída da escola, a euforia e a alagazarra são totais!!

Aqui estava a ajudar os meninos no estudo!


As condições não são as melhores!

... ao ar livre, com um quadro como os que havia quando eu andava na escola primária! (já lá vai o tempo!)

Mas eles estavam interessados, compenetrados e atentos à explicação e aos exercícios que, ora eu, ora eles, resolviamos no quadro!




Uff ... algumas matérias já são dificeis!

Tive de fazer um esforço para me recordar e para percebê-las, ao ler de um caderno de um dos meninos, escrito com uma letra não muito legível (pois não há livros)!


Cheguei ao fim do dia estafada!!

... mas feliz, porque senti que eles realmente precisam e valorizam muito a minha ajuda e a minha presença!

Sem comentários:

Enviar um comentário