domingo, 14 de junho de 2009

Chegada a Dili:

Muitas horas de viagem ... quase 25 horas ... e finalmente chego a DILI! :)

... o aeroporto era “enorme”! .. saí do avião e a pé fui buscar as malas! Estava a mostrar o passaporte e comecei a ouvir ... “Ana, Ana, Ana!!” ... Olhei e estavam duas cabecitas a saltitar! .. era a Sara e a Marta .. felizes por me ver! :)

Olhei para o lado e estava o Quico! Muito moreno, de cabelo comprido ... com um verdadeiro ar viajante!! ... Um amigo meu que anda a fazer a volta ao mundo e que, por acaso, estava em Timor no dia em que cheguei! Grande coincidência!

Estava também a irmã Lourdes, uma senhora muito querida, que também me recebeu de braços abertos e com um grande sorriso.

Chegamos a casa! Uma casa bem acolhedora ... branca, fresquinha, com um grande jardim ao centro. Entrei e puseram-me logo à vontade ... ofereceram-me àgua fresca, uma banana e amendoins :)

Estava então em Timor, e tudo aquilo que durante o tempo de preparação imaginei, estava então a ganhar forma, côr, movimento...


Depois fomos passear pela cidade. Uma cidade muito pobre, mas com pessoas muito simpáticas! Quando passeio pela rua oiço ... “malay, malay, malay” ... o que significa ‘estrangeiro’ ... olho ... e estão com um grande sorriso a olhar para nós e dizem ...”boa tardiiii”!!

O Quico foi o meu guia durante estes dias de passeio em Dili ... está aqui apenas à 2/3 dias, mas com a experiência que tem de viagem e de andar em sitios que não conhece, parece quase ser uma pessoa local!!

Fomos ver a famosa luta de galos, o único jogo de aposta legal em Timor. A plateia só de homens era grande, todos com notas no ar a fazer apostas e a gritar “glu glu glu glu!!” ... os galos começam a lutar (com uma faca, muito afiada, presa à pata) ... ganha o galo que mata o adversário primeiro! O dono do galo que ganhou leva para casa o dinheiro apostado e o galo morto para o jantar da família! :s

Andámos também a passear junto à praia e subimos ao Cristo Rei para ver a vista ... bem bonito! O mar azul translúcido e a água bem quentinha!


E logo no primeiro dia começaram as aventuras ... fomos jantar com uns portugueses e ... chegamos a casa depois da hora devida! Os portões do orfanato já estavam fechados, por isso lá tivemos nós que saltar o portão!! Lol

Sem comentários:

Enviar um comentário