sexta-feira, 26 de junho de 2009

As aulas, as brincadeiras e as crianças...

As aulas ainda vão a pouco vapor!

Apenas estive a ajudar as meninas do 6º ano a estudar matemática!

Deparei-me com fórmulas de áreas e volumes dos mais diversos sólidos geométricos, fracções matemáticas, etc etc!!

... Pensei: “... ups!! Já não me lembro de nada!!” :s

... Mas depois de folhear as folhas do caderno de uma das meninas, comecei a relembrar e aexplicação foi fluindo muito mais facilmente! :)

O mais complicado é fazer-me entender! Por incrível que pareça as aulas na escola são todas dadas em Protuguês ... desde história, geografia, matemática, etc ... mas quase nenhuma das meninas me entende quando falo, o que me leva a concluir que elas decoram tudo e não conseguem compreender nada! :s

Depois de explicar um exercício em português pergunto:

“Compreendido?”

... ao que me respondem:

“Compreender professora!”.

Em Tetum, a língua muito simples que se fala em Timor, para além dos 20 e tal dialectos, não utiliza a conjugação de verbos (apenas utilizam o infinitivo) ... o que complica e dificulta muito a compreensão e a aprendizagem do português que, como sabemos, tem formas e tempos verbais muito complexos! O Tetum é também uma língua muito pobre em vocabulário! Por exemplo, braço e mão que para nós são dois conceitos e palavras diferentes, para eles é tudo o mesmo ... apenas existe a palavra braço!

Tudo isto faz com que a compreensão da língua portuguesa seja bem dificil!

Agora consigo perceber porque é que quase ninguém fala português!! ... O que quando cheguei me tinha deixado bastante surpreendida! Sempre imaginei que em Timor se falasse muito mais Português.

As actividades com as crianças já começaram! 


Quando trabalhamos com elas estão sempre muito atentas!

... e compenetradas!

e ADORAM quando pomos o rádio a tocar com músicas infantis em português! Primeiro ouvimos, depois escrevemos a letra das músicas em Português e depois cantamos todas em conjunto!!

Xiii  .... Como elas ficam contentes!!! :)

No fim pedem: “mais mana Ana, mais mana Sara!!” :)



... E ficam sempre tão felizes quando me junto a elas, não só para cantar, como também para brincar, saltar, jogar, pintar ... e contar histórias de Portugal com fotografias!!

Aqui estava a mostrar-lhes fotos dos meus pais, da minha irmã, dos meus amigos!! Estavam doidas com o computador e com todas as imagens que mostrava!! :) :)

Aqui ... ficam algumas caras bonitas que temos cá em casa....





Sem comentários:

Enviar um comentário