domingo, 21 de junho de 2009

Alguns pormenores ...

Conto-vos então alguns pormenores que fazem parte do dia a dia em Timor, uma aventura para quem está habituado a tudo tão fácil, acessível, a poucas horas ou a poucos minutos de distância ... Eu / nós!!

Li um artigo sobre Timor, na revista portuguesa mais recente que consegui encontrar – data de Maio de 2002!!! - que dizia a frase em baixo e que tão bem retrata o país:

“...é necessário adiantar os ponteiros de um relógio que deixou  o país congelado no tempo...”

Mas, apesar destes problemas bem visíveis, as pessoas parecem ser tão felizes e sempre com um grande sorriso!


Os meios de transporte:

As estradas são um caus,  cheias de buracos e com trânsito desregrado! Diria que a regra base é ... Salve-se quem puder! Para piorar um pouco, eu que sou “malay”, se tiver algum precalso serei sempre a culpada ... ainda que na realidade não o seja!

Normalmente ando no carro do orfanato com a/o motorista!

Mas se não houver este meio de transporte tenho de me deslocar de “Mikrolete” – um mini mini autocarro que pára em qualquer lado e onde eu quiser, ao som de uma moeda a bater na janela!

Para viagens maiores utilizamos o “Bis” – um mini bus que só parte quando está cheio / atulhado ... de pessoas, mercadorias, legumes, galos, etc ... tudo à mistura!! Esta confusão até se aguenta ... mas o pior são mesmo os cheiros! Às vezes não é fácil!

As bombas de gasolina em Timor, um país rico em petróleo...

Com tanto calor, a hora da sesta é sagrada! ... não importa onde, o que interessa é dormir!!


A última viagem que fiz: Dili - Laga

Acordei às 5h da manhã ... custou um bocadinho, mas valeu bem a pena!! Foi uma viagem linda! Passei por paisagens bem bonitas e com as cores do amanhecer ... laranja e cor de rosa!! 


Os meios de comunicação:

A internet não existe em Laga! Tenho de me deslocar de mikrolete, quase 1h de distância, para percorrer 18km, até chegar a Baucau! E mesmo assim não é seguro !! ... Posso correr o risco de chegar, não haver rede ou estar tão tão lento que não consigo abrir um mail sequer!!

O telefone funciona muito bem, ouve-se em tempo real, e apesar da distância, nem é assim tão caro!

... E é sempre tão bom quando recebo uma chamada ou uma mensagem de um amigo :)

3 comentários:

  1. Timor é um paraíso:
    Beijo*

    ResponderEliminar
  2. Que delícia.
    As tuas descrições colocam-me aí.
    Bjinhos grandes

    ResponderEliminar
  3. Como se o estivesse a viver :)! Um dia farei o mesmo! Vai escrevendo, aqui estarei para segui-lo! ;) Um beijiho linda

    ResponderEliminar