sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Viagens... Yunnan 2005


Aqui fica mais uma viagem!

... esta mais antiga ... 2005 ... ainda era uma jovem estudante :)

A estudar em Macau, o ponto de partida dos voos low-cost ... e uma grande oportunidade para começar a conhecer o mundo asiático que hoje me fascina!
Foi aqui que nasceu o bichinho de querer conhecer o mundo ... novas gentes e novas culturas!

Yunnan - Sudoeste da China

Uma viagem pela China profunda...

GRANDES diferenças culturais,
hábitos e personalidades muito diferentes,
grandes dificuldades de comunicação,
refeições hilariantes,
... e tendo sempre com plano de fundo, as lindas e místicas paisagens :)

....

Passado muitaaaasssss horas de viagem de autocarro, chegámos a Kunming, a capital da região do Yunnan.
Uma viagem durante a noite, a dormir, ou melhor a tentar dormir!! ... um autocarro "cama", as camas mínimas (se para mim o eram, podem imaginar!!), ambiente abafado, cheio de chinocas que emitiam ruídos estranhos (lol), comiam de boca aberta, etc, etc ... foi logo na viagem de autocarro que a aventura começou!!

Stone Forest




Tiger Leaping Gorge

Uma grande caminhada..
Cerca de 22 kms nos desfiladeiros do gorge ... 11 kms a subir, uma noite passada na escuridão da montanha, muito frio, o céu cintilante e carregado de estrelas ... a óptima sensação de estar algures no meio do nada! No dia seguinte a caminhada continua, 11 kms a descer para chegar ao tão esperado rio, escadas íngremes e muito perigosas ... não eram permitidas distracções, porque um passo em falso daria, certamente, em mau resultado!

No final da caminhada fui brindada e muito bem recebida em casa do guia que nos acompanhou na descida. ...À boa maneira chinesa, um chá quente, mas muito refrescante e umas nozes enormes, suculentas e muito, muito saborosas ... ainda hoje me lembro de comer aquelas nozes ... confesso que a fome, depois do esforço e do medo na descida, era muita! :)











Depois de uma grande caminhada, de lindas paisagens, muita diversão e também algum medo de cair dali a abaixo ... chegámos!!! :))) Objectivo cumprido!!
A força que a água levava era impressionante!

A cidade antiga de Lijiang...
Uma cidade bem pitoresca, diferente de todas as outras cidades chinesas que tinha visitado ... pela sua arquitectura, tradicionalismo e cultura dos moradores ... o povo Nakhi.
Banhada por um pequeno canal que corre ao longo de toda a cidade velha e que me transmitiu uma grande sensação de tranquilidade....





... adoro as carinhas destes bébés :)) ... de bochechas rosadas por causa do frio!



Este Sr que deambulava lentamente pelas ruas da cidade ... não falava uma palavra que conseguisse perceber, mal nos conseguimos entender ... mas ficou feliz de nos ver ... a sua expressão não deixa dúvidas..
Tirei-lhe umas quantas fotografias e fiquei de as enviar para a morada que, dificilmente conseguiu escrever num papel que lhe dei (ainda hoje o guardo!!) ... as fotografias foram enviadas, mas não sei se recebidas..... não sei se interpretei bem o que escreveu (em chinês!!!) e nunca recebi uma resposta!



De um ponto mais alto... a vista panorâmica da cidade velha!



Dali
Mais uma cidade característica pela sua forte cultura...
Uma cidade que se tornou num refúgio de pessoas alternativas, como pintores, escritores, estudantes...
Ao passear pelas ruas da cidade sente-se um ambiente algo boémio ... homens (apenas homens!) que entram e saem de restaurantes e cafés.
As mulheres, no seus trajes tradicionais...
A paisagem ao redor ... linda, de tirar o fôlego... uma neblina que envolve as montanhas, as águas tranquilas do lago Erhai, os campos verdejantes...










E termino com esta carinha bonita e olhar envergonhado.... :)




Sem comentários:

Enviar um comentário